Abacate Emagrece ou Engorda? Descubra!

Abacate, delicioso alimento! Riquíssimo em gorduras saudáveis e baixo em carboidratos, originário da América Latina, o abacate é muito conhecido no Brasil, é  extensamente cultivado nas Ilhas Canárias e na Ilha da Madeira. Ele já era produzido no período anterior à conquista espanhola, porém ganhou a consideração dos agricultores somente no século XIX.

Abacate

Ainda existe um pouco de receio em relação ao abacate, pois é uma das frutas mais calóricas, em 100g contém 160 kcal, mas não são todas as calorias que são ruins. A gordura que existe no abacate é do tipo ômega 9, ácido graxo responsável pelo incentivo do metabolismo, que faz gastar mais calorias ao dia. Por isso ele facilita o emagrecimento.

Alem disso, a gordura do abacate aumenta a sensação de saciedade , ajuda a reduzir o glicêmico, mantendo mais baixo o nível de glicose no sangue e a produção de insulina, o que faz reduzir a fome, ou seja, você fica feliz com menos comida.

Consumir abacate antes de dormir estimula a produção do hormônio do crescimento (GH), que tem maior produção à noite. O GH ajuda a formar músculos e faz o organismo usar a gordura armazenada no abdômen como fonte de energia, fazendo a barriga diminuir.

Mas cuidado! Consuma o abacate com moderação, se exagerar na quantidade, pode engordar. A gordura que existe no abacate é formada basicamente de ácido oleico, que diminui o risco da síndrome metabólica (desordem no metabolismo que faz aumentar a diabetes e ganho de peso).

Abacate e Seus Benefícios.

Além de emagrecer o abacate nos proporciona vários benefícios a nossa saúde. Ele faz o corpo reduzir o colesterol e a pressão sanguínea, possui ação anti-inflamatória, auxilia na desintoxicação do fígado, evita fadiga mental, possui ação antioxidante, ajuda na formação dos ossos e dentes, reduz a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo e age contra prisão de ventre e perturbações digestivas,  fornece energia aumentando a disposição.

abacateOs benefícios do abacate é mérito do ácido oleico, a mesma gordura boa do azeite de oliva, presente na polpa numa proporção excelente.

É uma das frutas mais ricas em carotenoide luteína, a luteína protege contra a degeneração macular e catarata, duas doenças oculares relacionadas à idade. A grande quantidade de folato no abacate são protetores contra derrames.

As pessoas que tem uma alimentação rica em ácido fólico têm um risco menor de acidente vascular cerebral, (AVC) do que aqueles que não consomem. Na gestação o abacate auxilia a prevenir doenças congênitas em bebés, como a espinha bífida, por que durante a gravidez é essencial o consumo de folato ou ácido fólico e o abacate é uma excelente fonte desta vitamina. 

Propriedades e Vitaminas.

O abacate é rico em Vitamina E, gorduras monoinsaturadas, sais minerais e Glutationa, um poderoso antioxidante. Seu valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL, que é considerado o colesterol bom, pois protege as artérias ao invés de destruí-las.

É rico em Nutrientes, contém Proteínas, Ferro, Hidrato de Carbono e Substâncias Minerais. A sua polpa é rica em Vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.

Contem os seguintes Minerais: Magnésio, que é fundamental à vida, auxilia no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro, Cálcio, que combate a osteoporose, Ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias, Fosforo, que junto ao cálcio ajuda na Mineralização dos ossos e nos Neurônios, melhorando o raciocínio.

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